Alguns preferem treinar logo de manhã, bem cedinho, e juram que chegam mil vezes mais dispostos no trabalho. Outros acham que o melhor horário é à noite, quando o sol já baixou, e confessam que dormem bem melhor assim. Alguns, com a agenda mais apertada, só conseguem treinar na hora do almoço. Mas qual será o horário correto para seus treinos diários?
A realidade é que não há um melhor horário para todos. Você precisa saber ouvir o seu metabolismo e adaptar os treinos à sua rotina. Qualquer horário tem seus prós e seus contras. A melhor dica é: tente adaptar a corrida à sua rotina e não reajustar a sua rotina para começar a correr. Se você sempre foi do tipo que acorda tarde e só começa a funcionar depois do meio dia, não tente acordar com o nascer do sol só para treinar. Isso pode te desmotivar e fazer você perder todo o prazer do exercício. Todos os horários tem as suas vantagens e desvantagens.
De manhã (antes das 10am) as temperaturas são mais agradáveis e os parques costumam estar mais vazios. É o horário mais fácil de ser encaixado na rotina e é menos provável que você tenha que cancelar o treino por ter algum compromisso nesse horário. Seus amigos que sempre lhe disseram que trabalham melhor depois de um treino matinal não estão mentindo. Se exercitar antes do trabalho ajuda o seu corpo e cérebro entenderem que estão acordados, e um pouco de endorfina logo de manhã não faz mal a ninguém. Agora se você é do tipo que não pensa duas vezes na hora de apertar o botão “soneca”, esqueça. De qualquer forma, não esqueça de comer algo leve antes de se exercitar. Caso não costume comer pela manhã, trate de se acostumar!
A tarde é o horário menos vantajoso. Apesar do seu corpo estar no ápice de seu rendimento, é o horário com as piores temperaturas. Dependendo da sua rotina, é bem provavel que esse seja um horário que seu corpo está acostumado a se alimentar e não a correr. Caso esse seja o único horário disponível no seu dia, não esqueça de se alimentar com algo leve antes do treino e almoçar de verdade só depois.
O horário da noite é o preferido da maiora dos corredores. O sol já saiu, você não precisa ajustar o relógio para uma hora mais cedo e é a melhor maneira de liberar todo aquele stress que você adquiriu na jornada de trabalho. Por esses mesmos motivos costuma ser o horário com maior movimento nos parques e nas pistas, o que pode atrapalhar o seu treino. Se o treino for muito intenso, a descarga de energia que seu corpo recebe pode lhe render problemas na hora de dormir. Por isso, calcule seus horários para deixar um intervalo de algumas horas entre o fim do treino e a hora que você precisa estar pegando no sono de fato.
Por fim, ouça seu corpo e acompanhe seu metabolismo. Experimente correr em diferentes horários e perceba o que funciona melhor para você.
Por: Debora Machado