O acompanhamento profissional no mundo da corrida sempre foi de fundamental importância,no entanto nos últimos anos, a busca por melhores performances tem feito com que alguns profissionais como o médico, o Educador físico, o Nutricionista e o Fisioterapeuta, sejam cada vez mais acionados.
O Fisioterapeuta é um profissional no qual geralmente, buscamos apenas para tratamento de lesões e muitas vezes,de forma tardia.
Porém,o auxílio que esse profissional é capaz de trazer para o atleta, é muito maior do que apenas a reabilitação das lesões.
Através do conhecimento de Anatomia, Biomecânica, Cinesioterapia e Propriocepção, são realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular e articular, afim de reduzir os riscos intrínsecos e fatores que podem pré-dispor as lesões esportivas.
E para que possa elaborar a prevenção adequada, não basta ter apenas os seus conhecimentos acadêmicos, é necessário além disso, ter um conhecimento profundo do esporte e toda a sua biomecânica, para que apartir daí possa ser estudado os principais pontos que podem ocasionar uma lesão.
Se tratando de um atleta de corrida,os principais pontos a serem analisados são: postura, passada, tipo de pé e pisada, flexibilidade, equilíbrio de força e resistência muscular, tônus muscular e propriocepção.
Luis Claudio de Oliveira
Fisioterapeuta