EXERCÍCIOS PROPRIOCEPTIVOS
O nome pode não parecer muito familiar, as vezes até difícil de ser pronunciado, mas saiba que é de extrema importância para o dia a dia e principalmente quando realizamos uma prática esportiva.
Vamos lá:
Propriocepção: é o principal sistema de organização do corpo no espaço, permitindo que o indivíduo saiba em que posição ele se encontra num determinado ambiente sem nem mesmo estar de olhos abertos. Termo empregado por Sherrington por volta de 1906, é definida como sendo qualquer informação postural, posicional, encaminhada ao sistema nervoso central pelos receptores encontrados em músculos, tendões, ligamentos, articulações ou pele.
Exercícios Proprioceptivos: promovem distúrbios no sistema sensorial, com o treinamento gera respostas de reflexos dinâmicos, onde fará que aconteça um controle neuromuscular em uma determinada articulação.
As respostas das contrações musculares localizadas produzirão mudanças metabólicas e mecânicas através de estímulos elétricos (sensoriais), assim, gerando um desequilíbrio de acordo a sobrecarga ocorrida com a execução do movimento, fazendo assim, que haja uma melhora no equilíbrio mecânico e temporal.
Qual a importância de treinar exercícios proprioceptivos?
Partindo do princípio que o atleta/praticante de corrida de rua não tiver bons mecanismos de propriocepção, não irá conseguir uma boa execução.
Sim, é necessário treinar o “desequilíbrio para gerar o equilíbrio”. O equilíbrio é muito importante, dentro do treino de propriocepção.
Os exercícios proprioceptivos devem ser treinados para a manutenção e melhora no equilíbrio e principalmente da consciência corporal, assim podendo evitar possíveis lesões.
Se a carga de treinamento é composta de uma forma adequada e específica, ou seja, próximo da realidade e semelhança da atividade esportiva, as articulações, músculos e tendões irão fazer uma melhor “leitura” dos estímulos, desta forma, além de termos mais estabilidade, melhoramos consideravelmente o controle motor dos movimentos.
Se o treinamento é proposto de forma organizada e estruturada, o atleta/praticante terá uma menor incidência de lesões. É muito comum ver atletas/praticantes treinarem de forma erronia, misturando o conceito de propriocepção e encaixando em seus treinamentos no momento que não condiz com o ciclo de treino, nem a capacidade física e técnica, assim, colocando em risco sua saúde física.
Como deve-se treinar exercícios proprioceptivos?
Sempre os treinos devem ser encaixados através de uma periodização adequado ao indivíduo atleta/praticante de atividades esportivas. Basicamente, o treino proprioceptivo é muito usado nos períodos mais básicos ou em ciclos regenerativos.
Então fica a dúvida, quando devemos fazer exercícios proprioceptivos?
Dicas:
- Faça sempre no período inicial do seu treinamento;
- Evite treinar com a musculatura fadigada;
- Mantenha a concentração;
- Treine o corpo como um todo;
- Treine a região abdominal e core;
- Treine exercícios específicos que espelhem a sua atividade esportiva;
- Não há necessidade de usar cargas externas.
*Os exercícios proprioceptivos são muito utilizados na recuperação e prevenção de lesões, procurem sempre profissionais capacitados para orientá-los. Os Educadores Físicos e Fisioterapeutas especializados, são capacitados para desenvolverem a prescrição adequada.
Vamos correr?
Prof. Ms. Alessandro Rocha
Diretor técnico
Assessoria Personal Run