EDUCATIVOS DE CORRIDA
Correr não é só colocar um pé na frente do outro, muitos corredores amadores treinam pensando somente no ganho da velocidade, ganho de potência.
A técnica é fundamental para desenvolvimento na mecânica da corrida, a melhora na capacidade física como a coordenação, equilíbrio, flexibilidade e potência muscular devem fazer parte de um planeamento do treinamento, por isso, deve se treinar de maneira organizada e gradativa os educativos de corrida.
Corredores já se pegaram perguntando ao seu treinador, ou a si próprio como fazer para evoluir em seu treinamento de corrida e evitar possíveis lesões?
Muitas vezes, corredores se lesionam por causas biomecânicas. Quando não há equilíbrio muscular, o corpo se adapta à sua própria maneira na hora de correr, podendo forçar músculos que não estão preparados. Assim, os treinos de educativos tem o papel de melhorar a mecânica de corrida, trabalhando a coordenação, maior percepção corporal e a forma certa de ativar os músculos com equilíbrio na execução da corrida.
Quais são os principais Educativos de corrida?
Uma dúvida comum que ocorre diretamente com os corredores amadores é em saber quais os melhores educativos de corrida. A resposta será depende, quando o assunto é treinamento, sempre terá que ser respeitado a individualidade e ser planejado o objetivo necessário para alcançar a meta. No processo de aprendizado será muito importante a presença de um profissional especialista, o qual, orientará o momento adequado e será inserido de acordo a necessidade de cada corredor.
Os educativos de corrida devem ser inseridos gradativamente, lembrando que o iniciante poderá treinar os movimentos mais simples e sem deslocamento, de acordo a evolução na técnica poderá inserir deslocamentos e aumentar o grau de complexidade.
· Conheça os principais Educativos de Corrida.
1. Skipping alto
- Objetivo: fortalecer os músculos da coxa, ampliar a extensão da passada e aumentar a força de impulsão das pernas.
- Execução: elevar os joelhos até a altura da cintura, sem deslocamento.
2. Skipping baixo
- Objetivo: fortalecer musculatura da panturrilha.
- Execução: elevar dos joelhos até a altura dos quadris, sem deslocamento.
3. Anfersen
- Objetivo: elevar a altura dos calcanhares e ampliar a extensão da passada.
- Execução: correr sem deslocamento ou com pequena locomoção, encostando os calcanhares nos glúteos, com o corpo ligeiramente inclinado para frente.
4. Chute para frente (Kick out)
- Objetivo: fortalecer a musculatura dos membros inferiores e ampliar a extensão da passada.
- Execução: movimento ritmado e alternado das pernas para frente com os joelhos estendidos, tocando a ponta dos pés no solo. Movimento alternado dos braços coordenados com os movimentos das pernas.
5. Hopserlauf
- Objetivo: fortalecer a musculatura da coxa e aumentar a força de impulsão das pernas.
- Execução: correr saltando alternadamente com elevação dos joelhos. Movimento alternado dos braços coordenados com os movimentos das pernas.
6. Afundo (avanço em progressão)
- Objetivo: fortalecer a musculatura anterior e posterior da coxa, ampliar a extensão da passada e desenvolver o equilíbrio.
- Execução: executar uma passada longa à frente com o quadril relaxado. Executar 2 tempos embaixo, subir, repetir o movimento com a outra perna. As joelhos não ultrapassam a linha dos calcanhares e o tronco não se projeta além da linha dos joelhos.
Dica: É importante que um educador físico crie essa rotina de atividades. Eles serão capazes de montar o treino de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Para o corredor, por exemplo, o trabalho com os membros inferiores é fundamental, assim como o fortalecimento da região do core que garante a estabilidade na corrida. Os braços podem e devem ser exercitados, mas em menor intensidade.
Vamos correr?
Prof. Ms. Alessandro Rocha
Diretor técnico
Assessoria Personal Run Ltda Me
www.personalrun.com.br