Nutricionista: Julia Lepri Longas
Alimentação antes das corridas
Um dos maiores erros dos atletas é banalizar a alimentação antes, durante e após treinos de corrida ou provas, a alimentação adequada equilibra as necessidades energéticas, permite uma melhor recuperação pós treino, reduz a ação de radicais livres, além disso, alimentação funciona como um recurso ergogênico, melhorando o rendimento na corrida.
A alimentação do atleta não deve levar em consideração apenas calorias, um atleta corredor nunca deve pensar em apenas cortar calorias da sua dieta e sim adequar os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu organismo. A alimentação que antecede os treinos ou provas de corrida deve ser rica em carboidratos para garantir a energia necessária e otimizar os estoques iniciais de glicogênio muscular, ela pode conter também proteínas e aminoácidos para evitar a fadiga muscular e se for necessário algumas vitaminas e minerais para ajudar o desempenho.
A alimentação pré treino depende também e muito do horário que você tem para se alimentar antes do treino, se você tiver em torno de 2 horas há 1 hora e 30 minutos antes, a alimentação deve ser preferencialmente de carboidratos de índice glicêmico mais baixos, como: batata doce, mandioca, arroz integral, pão integral combinado com uma proteína que pode ser frango ou ovo por exemplo, e de 15 a 20 minutos antes do exercício deve ser ingerido um carboidrato de índice glicêmico alto como: carboidrato em gel ou mel podendo conter alguns minerais para ajudar no desempenho. Se você tiver um tempo menor para se alimentar, como é o caso de muitos corredores que correm cedo, a alimentação 30 minutos antes do treino deve ser preferencialmente liquida, pois são absorvidas mais rapidamente, nesse caso pode ser ingerido suplementos a base de carboidratos e proteínas ou os carboidratos em gel. O pre treino utilizado deve ser testado nos treinos, nunca comer um alimento que você não está acostumado no dia da corrida, principalmente em corridas longas, pode haver desconforto intestinal e atrapalhar seu desempenho.
Mas, nunca se esqueça, na nutrição não existe regras, então o que você deve comer antes do treino vai depender do seu objetivo, do seu metabolismo, do tempo de corrida, da sua aceitação e do seu habito alimentar, por isso, a dieta correta deve ser sempre individual.