Personal Run - Assessoria de Corrida

Acesse sua área de treinamento

Notícia

A importância da nutrição adequada em corredores de rua
Nutrição

Nutricionista - Julia Lepri Longas

 

A importância da nutrição adequada em corredores de rua

Dentre as diversas modalidades de exercício físico, a corrida apresenta-se como uma das mais crescente no país, com um grande número de adeptos, tanto pela facilidade em sua pratica, como nos seus benefícios para a saúde, para a composição corporal e o baixo custo. Mas, nem sempre o exercício físico de alta intensidade representa um equilíbrio no organismo, as alterações fisiológicas e os desgastes nutricionais ocasionados pelo esforço físico, podem conduzir ao atleta a um limiar de saúde e de doença, se não houver a compensação adequada entre o tipo de atividade física praticada e uma correta nutrição.
 O estabelecimento de recomendações nutricionais tem que ser especificas para cada atleta e de acordo com a modalidade física praticada, essa adequação no consumo alimentar é essencial para a manutenção da performance, da composição corporal e para a saúde do indivíduo. No caso dos corredores que praticam uma atividade de alto rendimento e desgaste físico e nutricional, se houver uma baixa ingestão energética pode haver um fornecimento insuficiente de importantes nutrientes relacionados ao metabolismo energético, à reparação tecidual, ao sistema antioxidante e à resposta imunológica, e dessa forma, o atleta acaba que por muitas vezes não atingindo a composição corporal desejada, gerando lesões e prejudicando sua saúde.
 Atletas de corrida necessitam de um consumo adequado de carboidrato, esse nutriente é fundamental para a otimização dos estoques iniciais de glicogênio muscular, a manutenção dos níveis de glicose sanguínea durante o exercício e a adequada reposição das reservas de glicogênio na fase de recuperação, além de atenuar as alterações negativas no sistema imune devido ao exercício. As recomendações ficam entre 6-10g/kg de peso corporal dia.
Em relação as proteínas, elas são de extrema importância para a pratica esportiva, pois participam do reparo dos tecidos e da construção muscular. As recomendações ficam entre 1,5-1,8g/kg de peso corporal.
Os lipídicos também são importantes, pois participam de diversos processos celulares, como o fornecimento de energia para os músculos em exercício, a síntese de hormônios esteroides e a modulação da resposta inflamatória. As recomendações ficam entre 20-30% do valor calórico total.
 E não podemos esquecer das vitaminas e minerais que são mais difíceis de serem ajustadas a alimentação de atletas corredores, pois podem ocorrer perdas durante o exercício intenso, esses micronutrientes são importantes em processos como contração, reparação e crescimento muscular, defesa antioxidante e resposta imune. As recomendações dependem da demanda fisiológica.
 A realização de exercícios intensos implica em uma maior liberação de calor, pela produção de suor, portanto a ingestão de liquido é de suma importância, para controlar a termorregulação e equilibrar as perdas hídricas, os atletas devem ingerir líquidos antes, durante e depois da atividade física, a quantidade depende do peso corporal, do tempo da corrida e da intensidade do exercício.
 O plano alimentar do corredor deve ser especifico para cada atleta, respeitando as individualidades bioquímicas, o objetivo a ser atingido, a intensidade do exercício, a frequência do exercício, os hábitos alimentares e a duração da atividade física, por isso as recomendações citadas acima devem levar em consideração todos esses aspectos para que o atleta possa garantir apenas benefícios nessa pratica esportiva e evite os malefícios que o exercícios pode gerar se a alimentação não estiver correta.
 

VOLTAR

Cadastre-se e receba as novidades da Assessoria Personal Run

  • Facebook
  • Instagram
Zoom Agência Digital
Assessoria Personal Run Ltda ME - 14.709.546/0001-20
Rua Angélica, nº 726 • Bairro Vila Maria Helena • CEP 38020-010 • Uberaba/MG
contato@personalrun.com.br • (34) 99127-2322